MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

4 de ago. de 2007

A Amazônia é nossa ! ?

O texto Zona de Exclusão (*), do economista Josué Mussalém, me fez questionar até que ponto as leis do país são postas em prática. O que podemos observar é que os interesses econômicos acabam sendo maximizados enquanto questões sociais e culturais são colocadas em segundo plano, e as leis são esquecidas e engavetadas.

Os Estados Unidos, alegando a necessidade de cuidar da floresta esquece que ficou de fora do Protocolo de Quioto, através do qual os países se comprometeram em diminuir a quantidade de gases poluentes que provocam o efeito estufa e consequentemente o aquecimento global. Enquanto o Brasil, integrante deste protocolo, “consente” o desmatamento da Amazônia e sua internacionalização. Tanto um país como outro está levando em consideração apenas o aspecto econômico. Porém, a própria Carta Magna cita em seu Art. 34 que cabe a União repelir invasão estrangeira em seu território.
O texto de Josué Mussalém é preocupante e nos deixa numa situação de impotência.
(*) publicado em 31/07/2007 - Jornal do Commércio -  http://jc3.uol.com.br/jornal/2007/07/31/not_242810.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário