MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

10 de ago. de 2014

Diferença entre Tristeza e Depressão - 2

Há alguns meses escrevi um texto que trata sobre a diferença entre tristeza e depressão. Mais precisamente a tristeza profunda. O que escrevi partiu de conversas com amigas psicólogas, bem como conversa formal em atendimento psicológico. Li e continuo lendo muito sobre o tema, que há tempo vem me inquietando para entendê-lo melhor.

Nessa busca pelo desconhecido me deparei com a diferença entre as “emoções naturais” e as “emoções substitutas”. O sentimento de tristeza é exemplo de emoção natural. A falta de compreensão ou aceitação da primeira emoção gera as emoções substitutas.

Em síntese a tristeza, quando não aceita ou compreendida, pode provocar os sentimentos de solidão, angústia, desânimo, e até depressão. Vale salientar que as emoções variam de individuo para individuo.


Considerando que tristeza e alegria são sentimentos extremos e emoções naturais, eu continuarei chorando quando a tristeza me sufocar, porque para a alegria só me resta gargalhar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário