MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

14 de dez. de 2018

Inteligência Emocional

Buscando entender a diferença entre tristeza profunda e depressão, eu fui apresentada ao termo “inteligência emocional” e passei a praticá-la.

Tal inteligência está dividida em duas partes: interpessoal e intrapessoal. É desta última que eu quero falar neste texto, pois se trata de habilidades que pratico com o intuito de fugir dos sentimentos que ainda me confundem.

Para tanto, primeiramente busco o autoconhecimento emocional, reconhecendo cada sentimento, sua origem, o caminho que me fez chegar ali...

A segunda etapa eu considero a mais difícil, que é o controle emocional. Nesta etapa é preciso ter habilidade para viver e conviver com o sentimento que machuca, dói, faz sofrer e chorar; é preciso encontrar a rota de fuga...

Depois vem a automotivação; essa etapa pode ser traduzida com a letra da música: “Reconhece a queda e não desanima; levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário