MOSAICOS DE UMA VIDA

Juntando cada peça forma-se o mosaico de minha vida. Tantos sentimentos me envolvem. Sentimentos ruins, outros bons. Saudade de quem se foi para eternidade. Saudade de quem posso ligar para ouvir a voz. Tristeza pelas metas não cumpridas e alegria pelos objetivos alcançados. Gemidos de dor, outros de prazer.

24 de dez. de 2015

Equilíbrio Emocional

Em outro texto, no qual falo sobre inteligência emocional, afirmei minha busca pelo autoconhecimento emocional. Equilibrar as emoções depende muito desse autoconhecimento.

Ontem assisti a entrevista de o turista paranaense Márcio de Castro Palma da Silva que foi atacado por um tubarão em Fernando de Noronha. Grande foi minha admiração ao ouvi-lo falar com tanto equilíbrio e tranquilidade.

Segundo o psicólogo, Cesar Ribeiro: “O equilíbrio emocional é um estado obtido pelo refinamento da influência emocional pela razão no comportamento humano. A emoção alimenta a razão e essa refina a sua manifestação”.

Gerenciar as emoções tem a ver com o crescimento pessoal; não é tarefa fácil, mas essencial para evitar o agir no automático. Vale salientar que equilibrar-se emocionalmente não significa ser apático, insensível, passivo... Esses, inclusive, são necessários e normais. Seria humanamente impossível não senti-los diante das inúmeras situações que vivemos.


Por isso, não poderia concluir esse texto com a explicação da psicóloga Tania Theodoro: “Quem está equilibrado emocionalmente é capaz de se indignar com algo ultrajante, mas ao mesmo tempo é capaz de se defender quando é desrespeitado, assim como é capaz de ser generoso, ficar feliz, triste e usar o medo como um mecanismo de defesa e não negá-lo. O importante é entrar e sair de cena no momento certo”. 

Um comentário:

  1. Nossa, também fiquei admirada com ele... eu ainda não consegui esse equilibrio emocional não. Se fosse comigo ia estar desesperada.

    Beijo amôura !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir